segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Botafogo empata com o Macaé e encara o Flamengo na semifinal da Taça GB

CAMPEONATO CARIOCA DE FUTEBOL 2011 - 1º Turno - TAÇA GUANABARA


Time alvinegro perde muitos gols, fica na igualdade em 1 a 1, e termina primeira fase da Taça Guanabara em segundo no Grupo B

por Thiago Fernandes
A torcida do Botafogo compareceu em pequeno número ao jogo deste domingo, entre Botafogo e Macaé. A impressão era que os torcedores davam como certa a vitória e que estavam guardando energias para a semifinal. Mas o resultado não foi o esperado. O  Glorioso empatou com o time do norte fluminense, por 1 a 1, e caiu para o segundo lugar do Grupo B, perdendo a chance de enfrentar um adversário de menor expressão na semifinal. Com o resultado, a equipe de General Severiano pega o Flamengo, primeiro da chave A. Robson abriu o placar para o time do norte fluminense e Renato Cajá, em bela cobrança de falta, deixou tudo igual.
O Botafogo, que perdeu muitas chances de gol, viu a liderança da chave escapar aos 36 do segundo tempo. Mesmo com o empate no Engenhão, o time ia garantindo o primeiro lugar graças ao empate do Fluminense com o Madureira. Mas o anúncio do gol de Rafael Moura, obrigava que o Glorioso conquistasse a vitória em seu jogo, o que não aconteceu.
A Federação do Rio aunuciou que a semifinal entre Botafogo e Flamengo será no domingo, às 17h (horário de Brasília). O Macaé, por sua vez, terá que esperar até o dia 5 de março para voltar a disputar uma partida do Estadual. O time do norte fluminense encara o Vasco na estreia da Taça Rio.



Quem não faz, leva

Como seria de esperar, o Botafogo começou o jogo pressionando o Macaé. Sem Loco Abreu, o time arriscou menos jogadas aéreas, mas a boa movimentação do jovem Alex, que substituiu o uruguaio, ajudava na criação de jogadas de perigo. Logo no início, o atacante recebeu bom passe de Renato Cajá, girou sobre o adversário e bateu bonito. A bola tirou tinta do gol. Minutos antes, Márcio Rosário tinha driblado dois e chutado perto também.
Bruno Thiago Botafogo x Macaé (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)Jogo foi muito disputado no Engenhão  (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)


O Botafogo seguia na pressão e quase chegou ao gol em boa triangulação pelo meio. Renato Cajá deu um excelente passe na intermediária, Bruno recebeu na entrada da área pela esquerda e tocou para o meio. Alessandro chegou na velocidade, mas foi travado pela zaga do Macaé. A torcida pediu pênalti, não assinalado.
Antônio Carlos e Alex estiveram muito perto também de abrir o marcador. O zagueiro recebeu lançamento de longe, matou no peito, e bateu no canto. Lugão defendeu. O goleiro foi decisivo também no chute de Alex, que recebeu na entrada da área, girou e bateu com força.
Enquanto o Botafogo perdia as chances de gol, o Macaé praticamente não atacava. Mas quando o fez, fez valer a máxima do futebol de “quem não faz, leva”. Marcos Tamandaré fez boa jogada pela direita, deixando Márcio Azevedo para trás. O lateral do Macaé cruzou na área e Robson, oportunista, apareceu para deixar o time do norte fluminense em vantagem.
Foi o que bastou para a torcida começar a vaiar o time. O alvo principal foi o lateral-direito Alessandro, que até fazia boa partida até então. E foi ele que quase empatou no fim da etapa, em uma cabeçada forte, que foi para fora. Arévalo também teve boa chance dentro da área, mas seu chute parou nas mãos de Lugão.


Golaço e mais falta de pontaria
Para dar mais ímpeto ofensivo ao seu time, Joel voltou para o segundo tempo com Caio no lugar de Márcio Rosário. E a mudança parece ter dado certo bem rápido. Logo aos 3, Alessandro sofreu falta na entrada da área. Renato Cajá cobrou com perfeição e deixou tudo igual no placar. Pouco depois, quase que o Botafogo consegue a virada. Alessandro puxou rápido contra-ataque pela direita e cruzou na cabeça de Herrera. O atacante cabeceou ao lado.


Quando parecia que o Botafogo partiria com tudo em busca do gol da virada, o ritmo da partida diminuiu bastante. Arévalo com um chute colocado, e Antônio Carlos, com uma cabeçada, chegaram a dar esperança à torcida, mas as duas tentativas sequer ameaçaram o gol de Lugão.
Joel Santana Botafogo x Macaé (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)Joel reclamou muito da arbitragem
(Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
O Macaé parecia satisfeito com o resultado e só ameaçava nos contra-ataques. Em um desses lances, Luis Mario obrigou Jeferson a fazer boa defesa. Joel decidiu apostar tudo no ataque e tirou Arévalo para colocar Everton.
Precisando da vitória, o Botafogo foi com tudo para o ataque. E desatou a perder gols. Alex recebeu lindo passe de peito de Herrera, mas tentou bater colocado e mandou para fora. O atacante argentino também teve sua chance, após cruzamento de Caio, mas mandou por cima.
Renato Cajá também entrou para a lista de gols perdidos ao driblar Ciro na área e chutar para fora. Herrera até conseguiu marcar, mas o argentino estava impedido e o tento foi corretamente anulado.


Ao fim do jogo, os poucos torcedores presentes ao estádio vaiaram o time e deixaram o Engenhão


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/campeonatocarioca2011/13-02-2011/botafogo-macae.html

Aos 34 anos, Ronaldo anuncia seu adeus ao futebol nesta segunda-feira

Ídolo menciona limites físicos e dores: 'Nos último dias, chorei feito um neném'. Anúncio será feito oficialmente às 12h40, no CT do Corinthians

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Ronaldo Corinthians x Tolima (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ronaldo reclama durante Corinthians 0 x  0 Tolima, no Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

É um fenômeno natural na vida do atleta, seja ele medíocre ou excepcionai: chega uma hora em que é preciso parar. Esse é o momento que vive Ronaldo Luís Nazário de Lima, 34 anos. Foi um pouco antes do que o próprio atacante e a torcida do Corinthians imaginavam: o planejado era no final do ano, ao término de seu contrato com o clube. Mas também foi muito, muito depois do que os céticos imaginavam -  havia gente apostando nisso desde 1998, quando o futuro recordista de gols em Copa do Mundo passou por um nebuloso episódio de convulsão às vésperas da final do Mundial contra a França, em Paris.
Ronaldo confirmou a decisão no “Fantástico’, da TV Globo, no domingo: vai pendurar suas milionárias chuteiras. O anúncio será feito oficialmente às 12h40m desta segunda-feira, no centro de treinamento do Corinthians, em São Paulo.
- Nos últimos dias chorei feito um neném, uma criança. São as dores do corpo... A cabeça até quer continuar, mas o corpo não aguenta - disse Ronaldo à jornalista Patrícia Poeta, apresentadora do “Fantástico”.
 O melhor jogador de futebol do mundo em 1996, 1997 e 2002 havia revelado mais cedo, no próprio domingo, ao jornal "O Estado de S. Paulo".

- Não aguento mais. Eu queria continuar, mas não consigo. Penso uma jogada, mas não executo como quero. Tá na hora. Mas foi lindo pra caramba – contou Ronaldo a Daniel Piza.

A última frase tira um pouco da melancolia da decisão, impressão reforçada por outra declaração divulgada pelo “Fantástico”:

- Os últimos dois anos no Brasil foram os mais incríveis da minha vida.
Ao voltar ao Brasil, em 2008, bem acima do peso e sem contrato com clube algum (desempregado, jamais, levando em conta os contratos publicitários), poucos apostariam que ele fosse brilhar novamente. Mas em 2009, repetindo algo que já havia feito tantas vezes ao longo da carreira, Ronaldo conquistaria o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil.
O Kung Fu Panda pesado da estreia bizarra contra um Itumbiara recheado de veteranos decadentes como Túlio Maravilha e Denílson Show tinha tudo para se tornar mera fonte de folclore - houve quem antevisse uma passagem melancólica como a de Garrincha pelo mesmo Corinthians, em 1966 (13 jogos, dois gols). Coisa de quem ignora a essência fenixiana de Ronaldo.
Com gols decisivos e boas atuações, ele mudou tudo. Virou alegria do povo, em moldes semelhantes ao do mito botafoguense. Para a Fiel, durante mais de um ano, pronunciar o nome do jogador bastava como gozação para todos os outros torcedores, era resposta para qualquer dissabor do cotidiano: "Ronaldo", repetiam, com graus variados de deboche.
O caso de amor com os corintianos sofreu abalos no fim do ano passado, com a perda de um título brasileiro que, durante várias rodadas, estave bem perto do Timão. E a decisão de pendurar as chuteiras ganhou força após a derrota para o modesto Deportivo Tolima, no último dia 2 de fevereiro, na cidade colombiana de Ibagué. O resultado, associado ao empate de 0 a 0 no primeiro jogo no Pacaembu, tirou do Corinthians a possibilidade de conquistar seu maior objeto de desejo: a Libertadores, único título que falta em sua galeria trofeus.
chegada de Ronaldo no CT do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Chegada de Ronaldo ao CT (Foto: Marcos Ribolli)
No retorno ao Brasil, houve protestos violentos. Torcedores foram à porta do CT xingar os jogadores e atirar pedras no ônibus. Houve depredação de carros de funcionários do clube e pichações onde se lia "R9 FDP", "Ronaldo maldito" e "gordo safado"... Roberto Carlos, um dos melhores amigos do atacante, usou a pressão da torcida e alegadas ameaças sofridas como pretexto para sair do clube: está prestes a assinar com o  Anzhi Makhachkala, da Rússia, um contrato de R$ 22 milhões por duas temporadas.
Ronaldo não precisa se refugiar em nenhum cafundó ao sul da Federação Russa para faturar. Tem muitos contratos publicitários vinculados ao Corinthians e deve, de alguma forma, seguir ligado ao clube. Isso provavelmente será esclarecido na entrevista coletiva desta segunda-feira. Até o fim de seu contrato, mesmo que não entre mais em campo em jogos oficiais, é certo que o Fenômeno vai novamente virar o jogo. E ser aclamado mais uma vez como grande ídolo - não só da Fiel, mas também de todos os devotos pagãos do bom futebol em todo o planeta.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/02/aos-34-anos-ronaldo-anuncia-seu-adeus-ao-futebol-nesta-segunda-feira.html