terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Campeonato Paulista valoriza a experiência de jogadores trintões

Dos consagrados Ronaldo e Rivaldo ao folclórico Alessandro Cambalhota, são ao todo 84 atletas com 30 anos ou mais atuando na elite do estadual

Por Carolina Elustondo São Paulo

Rivaldo Rogério Ceni  (Foto: VIPCOMM)Rivaldo, o mais velho do estadual, e Rogério Ceni: trintões do futebol paulista (Foto: VIPCOMM)
Ser experiente está em alta no futebol paulista. Afinal, são 84 jogadores com 30 anos ou mais na elite do estadual, com nomes consagrados, como Marcos, Rivaldo, Rogério Ceni, Ronaldo e Roberto Carlos, e outros que já foram destaque em algum momento e ainda não penduraram as chuteiras, como Alessandro Cambalhota, Paulo Isidoro, Ademir Sopa e Fumagalli. O Paulistão dos trintões é a prova de que idade não é obstáculo para jogar bola. Pelos menos para esses "velhinhos".
O Linense é o time que mais têm atletas com 30 anos ou mais: são 12, e alguns deles com passagens por grandes clubes do Brasil. Entre os "ciganos" da equipe do interior está Alessandro Cambalhota, de 37 anos, que passou por Vasco, Santos, Fluminense, Cruzeiro e Corinthians, entre outros times, e comemora seus gols com um salto mortal, como o marcado contra o São Paulo (assista ao vídeo). Bruno Quadros, que teve maior destaque na carreira defendendo o Flamengo, clube no qual foi formado, está com 34 anos e também rodou o mundo. E Paulo Musse, de 32, se destacou pelo Vitória, mas também defendeu o Bahia. O presidente do clube do interior, Rogério Câmara, está contente com a aposta nos homens experientes.
- O Linense subiu e manteve a base de garotos, mas precisava de jogadores assim para dar experiência e equilíbrio ao elenco. São atletas que, em momentos difíceis, passam tranquilidade. Passamos por momentos ruins e se não fossem eles não suportaríamos tudo isso. Todos são exemplos para os meninos. Quem vê o Cambalhota correr como um garoto fica ainda mais motivado - elogiou o mandatário.


  Se o Linense tem 12 trintões, o único time que não tem nenhum é o Grêmio Prudente. A Ponte Preta também não apostou muito na ideia e só tem um, Leandro Silva, de 31 anos. Mirassol e Bragantino com sete atletas cada, são os times que vêm logo atrás do Linense. Dos grandes, o São Paulo é o que reúne mais "velhinhos": cinco.
Rivaldo, que estreou com a camisa do São Paulo na última quinta-feira, contra o Linense, é o mais velho da competição, pois nasceu em 1972 e, em abril completa 39 anos. O pentacampeão realmente provou, nesta vitória por 3 a 2 do Tricolor sobre o Linense, que não perdeu a habilidade com a idade. Na primeira partida pelo novo clube, protagonizou lindas jogadas e ainda fez um golaço, com direito a lençol em Bruno Quadros (assista ao vídeo). O meia-atacante era presidente e jogador do Mogi Mirim, mas após acertar com o São Paulo por um ano se licenciou do comando do time do interior. Além de Rivaldo, o Tricolor tem o já conhecido Rogério Ceni, que completou 38 anos em janeiro, Bosco, com 36, Marcelinho Paraíba, com 35, e Fernandão, com 32. O novo dono da 10 tricolor sabia o que estava fazendo quando aceitou vestir a camisa do São Paulo.
- Se eu não tivesse confiança no meu futebol diria que não dava mais. Mas eu me cuido e sei que ainda posso fazer algo pelo São Paulo. Como vou me sair? Ninguém sabe também como vai ser o desempenho de um garoto de 20 anos em um clube. Às vezes não dá certo. Só no final do contrato é que dá para saber. E só então poderei ser avaliado - ressaltou o pentacampeão.
ronaldo corinthians entra com os filhos para o jogo com noroeste (Foto: Miguel Schincariol / Agência Estado)Ronaldo: referência no Corinthians
(Foto: Miguel Schincariol / Agência Estado)
No Corinthians, a aposta foi em Ronaldo (34) e Roberto Carlos (37). Companheiros de Rivaldo e Ceni na Copa de 2002, os dois jogadores são as principais estrelas do Timão. Ronaldo chegou ao clube no início de 2009 e conquistou o Paulista e a Copa do Brasil naquele ano. Mas, em 2010, ficou muito tempo fora da equipe por problemas físicos. O lateral acertou com o time paulista no ano passado e tinha a esperança de ser campeão da Libertadores, mas a eliminação ainda na fase preliminar, diante do Deportes Tolima-COL, alterou os planos. Agora a dupla terá que usar de toda a experiência para diminuir o clima de crise no Parque São Jorge, buscando o título do Paulistão. Alessandro e Danilo completam a lista dos trintões no Timão.
O Palmeiras, do também pentacampeão Felipão no comando, possui dois jogadores "velhinhos" que têm grande importância na equipe: o ídolo Marcos, com 37 anos, e o volante Marcos Assunção, que em 2010 fez gols salvadores de falta para o Verdão. O primeiro sofreu demais com lesões ao longo da carreira e hoje precisa de tratamento especial, sendo poupado em vários jogos. O segundo está com fôlego de menino, mas uma lesão recente interrompeu a boa trajetória. Lincoln, de 32, é terceiro trintão da equipe, e também passa por um trabalho físico especial para voltar em plena forma.
Marcos no treino do Palmeiras (Foto: Cesar Greco / Ag. Estado)Marcos: ídolo máximo em atividade pelo Palmeiras, aos 37 anos (Foto: Cesar Greco / Ag. Estado)
O Santos é conhecido por ter mais uma geração de "meninos da Vila", mas não abre mão da experiência de Léo, que aos 35 anos é um dos destaques da equipe neste Paulistão. O goleiro Aranha, de 30, foi contratado este ano para reforçar a equipe no estadual e na Libertadores, e Durval, de 30, completa o trio experiente do Peixe. Com tanta experiência em campo por todos esses clubes, a previsão é de grandes jogadas neste Paulistão.
Léo com camisa do Santos (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Aos 35 anos, Léo é um dos destaques do Santos (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)


FONTE:

Rogério Lourenço não resiste à derrota em clássico e é demitido do Bahia

O comandante, que assumiu o clube após a saída de Márcio Araújo, comandante da conquista do acesso à Série A, ficou exatos dois meses no cargo
Após sofrer uma dura derrota no domingo, ao perder para o grande rival por 3 a 0, a situação do técnico Rogério Lourenço no Bahia ficou insustentável. Como já era aguardado, a diretoria do clube anunciou nesta segunda-feira o desligamento do treinador.

O comandante, que assumiu o clube após a saída de Márcio Araújo, comandante da conquista do acesso à Série A, ficou exatos dois meses no cargo. Mesmo com a saída prematura, ele agradeceu aos diretores pela estada.

"Agradeço a toda diretoria do Bahia, ao presidente Marcelo Guimarães Filho e também ao seu pai, ao professor Paulo Angioni e aos funcionários do clube, que confiaram e apoiraram nosso trabalho. Infelizmente, os resultados não vieram e todo torcedor do Bahia, que sempre me passava incentivo nas ruas, pode ter certeza que estarei torcendo pelo sucesso deste clube e também deste grupo de atletas que está se formando", afirmou.

O auxiliar técnico Chiquinho de Assis assume provisoriamente o comando da equipe, até que a decisão da contratação de um novo treinador seja tomada.

FONTE:
http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27578735

Júlio César, Hernanes e Renato Augusto são titulares no primeiro treino da seleção em Paris

O Brasil enfrenta a seleção francesa nesta quarta-feira, no primeiro compromisso do time de Mano Menezes em 2011
Júlio César, Hernanes e Renato Augusto são titulares no primeiro treino da seleção em Paris
De volta, Júlio César foi titular da seleção no primeiro treino para duelo com a França
A formação da seleção brasileira para o primeiro amistoso de 2011, nesta quarta-feira, contra a França, pode ter algumas novidades. Nesta segunda, no Centre Omnisports Dr. Jean Blot, no primeiro treinamento em Paris, o técnico Mano Menezes escalou o goleiro Júlio César e os meio campistas Hernanes e Renato Augusto como titulares.

Está é a primeira convocação de Júlio César depois da campanha na Copa do Mundo da África do Sul. Victor, do Grêmio, que vinha sendo titular até então, não foi chamado, já que Mano preferiu deixar os atletas de times nacionais fora da lista do confronto com os franceses.

Hernanes e Renato Augusto também foram novidades desta última convocação. Um dos dois, porém, pode perder a posição. Ramirez, presença constante nos 11 de Mano Menezes, não treinou hoje por lesão, mas deve voltar à equipe.

A equipe titular que treinou hoje teve Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Elias, Hernanes e Renato Augusto; Robinho e Pato. A seleção brasileira enfrenta a França em amistoso marcado para as 18h desta quarta-feira, no Stade de France, em Paris. O grupo volta a trabalhar às 19 horas (16h de Brasília) de terça-feira no próprio Stade de France.

De volta, Júlio César foi titular da seleção no primeiro treino para duelo com a França
Crédito da imagem: Efe

FONTE:
http://esportes.br.msn.com/esportes/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27582843

No site oficial, presidente do Atlético-PR reforça calma para escolher novo treinador

Presidente do clube, Marcos Malucelli declara que escolha será feita com calma. PC Gusmão, Silas e Wagner Mancini são os nomes mais comentados nos bastidores do Atlético
O Atlético Paranaense ainda não terá um novo treinador para a partida de meio de semana pelo Campeonato Paranaense. Mesmo que o substituto de Sérgio Soares chegue até quarta-feira, novo prazo especulado para definição da diretoria rubro-negra, Leandro Niehues segue treinando o time como interino e comanda a equipe diante do Cianorte.

Em nota oficial divulgada no site do Furacão, o presidente Marcos Malucelli, a definição do novo treinador deverá ser feita com cautela, já que alguns nomes estão sob análise. "Estamos em meio a uma competição importante e às vésperas da estreia na Copa do Brasil. Mas não queremos um treinador apenas para o agora. Estamos à procura de um técnico que fique no comando do time até o final da temporada, quando vence o mandato da atual diretoria. Por isso, é uma decisão que exige cautela, já que não podemos errar", disse.

Os nomes mais cotados para assumirem o cargo são PC Gusmão, Silas e Wagner Mancini. Os três já teriam sido sondados pela diretoria, que agora analisa os projetos apresentados. Para evitar qualquer notícia errada na mídia, Malucelli também alertou que o anúncio será feito apenas de forma oficial para toda a imprensa e torcedores. "Quando houver a definição do nome do futuro treinador, todos serão informados através do nosso site oficial. Tudo o mais sobre o assunto não passa de mera especulação", concluiu.

FONTE:
http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27585712