sábado, 1 de janeiro de 2011

Mulheres se destacam na posse de Dilma Rousseff

POR JOÃO NOÉ
Brasília - As mulheres foram as donas da festa da posse de Dilma Rousseff, na tarde deste sábado, em Brasília. Elas eram boa parte do público acompanhou o momento em que, pela primeira vez na História do Brasil, a faixa presidencial foi colocada sobre os ombros de uma mulher. E foi para elas, as “queridas brasileiras”, que a agora presidenta da República se dirigiu ao iniciar o seu discurso no Parlatório do Planalto.

>> FOTOGALERIA: Lula passa faixa presidencial para Dilma Rousseff
Foto: João Noé / Agência O Dia
A conterrânea da presidenta, Neusa Vieira Barbosa Nunes, acredita que o Brasil ficará melhor com uma 'companheira' no poder | Foto: João Noé / Agência O Dia
Na Praça dos Três Poderes - o principal local escolhido pelos eleitores para acompanhar a cerimônia -, elas aplaudiram quando Dima tomou o microfone. Nesse momento, a advogada mineira Neusa Vieira Barbosa Nunes, 59 anos, conterrânea da presidenta, vibrou como nunca. Usando um vestido vermelho, a sósia de Dilma Rousseff acredita que o País ficará melhor com uma “companheira” no poder.

“É muito importante para o País que uma mulher assuma a Presidência. Com Dilma no Planalto, o machismo vai ficar ‘devagarinho’. Hoje é um dia para fazer muita festa” comemorou a mineira.

A bordo da sua miniatura de kombi chamada ‘Pétala’, a pequena Maria Clara, de 7 anos, era só alegria na tarde deste sábado. Ao lado do marido, o Miguel Mariano, 37, a atriz e professora Marília Abreu, 42, mãe de Maria Clara, também estava confiante. A eleição de Dilma, segundo Maríia, pode representar avanços no desenvolvimento da cultura do Brasil. Por causa disso, ela e sua filha apoiaram Dilma desde o início da campanha.

“A gente tem uma Kombi chamada ‘Margarida’. Por isso é que a kombi em miniatura se chama ‘Pétala’. Uma mulher no poder tem tudo para fazer o País melhorar”, torce Marília.

Relembre a transmissão da faixa nas posses de 2003 e 2011



Além de aplausos, alguns latidos foram ouvidos na plateia quando Dilma subiu a rampa do Planalto para receber a faixa presidencial. Eles eram da vira-lata Suzy, que estava vestida de vermelho e rosa. Sua dona, a professora brasiliense Kátia Garcia, 45 anos, estava confiante. Ela garante que, durante a eleição, conseguiu alguns votos para Dilma só por estar acompanhada de Suzy.

“Ela ajudou a Dilma a vencer e está hoje aqui para comemorar. Esperamos que Dilma, agora, possa trabalhar pela educação do Brasil”, comenta.

Carioca conversa com Lula

A carioca Malvina de Lima, 60 anos, acabou como uma das estrelas da festa. Depois de sofrer espremida no meio da multidão que ocupava a praça, ela conseguiu conversar por alguns segundos com o ex-presidente Lula, quando ele desceu a rampa do Planalto e, quebrando o protocolo da cerimônia, foi cumprimentar o público. A Lula, ela fez um pedido:

“Falei com ele para que não nos abandonasse agora que saiu da presidência e que continue a trabalhar pelo povo brasileiro. Ele respondeu que ‘claro que sim’”, contou a auxiliar de gabinete, que na sua bagagem carregava uma máscara de Dilma Rousseff.

Relembre os desfiles de carro aberto nas posses de 2003 e 2011




A professora brasiliense Maristela Leal, 29 anos, estava com os olhos cheios de lágrimas ao fim da cerimônia de posse. Ela chegou por volta das 8h30 deste sábado na Praça dos Três Poderes com apenas um objetivo: agradecer ao presidente Lula.

“Sou a única de oito irmãos que conseguiu entrar na faculdade. E só consegui por causa do ProUni (Programa Universidade para Todos), por isso eu tinha que agradecer o Lula. Quando tive a oportunidade falei ‘muito obrigado presidente’. Ele ouviu e falou que era ele quem deveria agradecer”, lembrou.

Outro que conseguiu a atenção de Lula foi o motoqueiro cearense Bernadino Alves, 47, que vieram da cidade de Guaraciaba, a 320 quilômetros de Fortaleza, com o objetivo de entregar um pequeno troféu ao presidente Lula, para agradecer o carinho dele pelo povo nordestino. Junto com o colega de viagem Genivaldo Bezerra, 37, ele ficou bastante satisfeito ao fim da cerimônia de posse.

“Agora que consegui presenteá-lo, posso dizer que a minha missão está cumprida. Agora voltamos para o Ceará satisfeito”, comemorou.

Dilma, porém, não foi a única mulher a ganhar a atenção do público que veio a Brasília. Depois da posse, por volta das 18h, a plateia acompanhou, sob uma chuva fina, shows de artistas como Fernanda Takai, Zélia Duncan e Martinália.

Discursos históricos
Após receber a faixa presidencial de Lula, Dilma seguiu para o Palácio do Planato onde recebeu os cumprimentos dos diversos chefes de Estado que vieram ao país para a posse. Em seguida, a presidente deu posse aos novos ministros e continuou a receber as saudações dos governadores eleitos.
Foto: Léo Corrêa / Agência O Dia
Ao recebe a faixa de Lula, Dilma se emocionou e fez um outro discurso. "A alegria que sinto pela minha posse como presidenta se mistura com a emoção de sua despedida. Mas Lula estará conosco. Sei que a distancia do cargo nada significa para um homem de tamanha grandeza e generosidade. A tarefa de suceder o presidente lula é desafiadora. Um operario à presidência do Brasil, seu esforço, sua dedicação e seu nome estão gravados no coração do povo, o lugar mais sagrado da nossa nação", disse Dilma, ao discursar no Parlatório.

"Hoje o presidente Lula deixa o governo após 8 anos, período em que liderou as mais importantes transformações no país. A força dessas tranformações permitiu que vocês, povo brasileiro, tivessem uma nova ousadia. Colocar pela primeira vez uma mulher na presidência do Brasil. Para além da minha pessoa, a valoriaçao da mulher melhora nossa sociedade e valoriza a democracia", acrescentou.

Dilma também reforçou o compromisso com os pobres. "Cuidarei com muito carinho dos mais frágeis e mais necessitados. Governarei para todos os brasileiros e todas as brasileiras. Uma mulher, uma importante lider indiana disse um dia que não se pode trocar um aperto de mão com punhos fechados. Por isso eu digo: minhas mãos estarão abertas e estendidas para todos, desde nossos aliados de primeira hora até aqueles que não nos acompanharam nesse processo eleitoral. É com esse espírito de união que assumo hoje o governo do meu país. Não peço a ninguém que abdique de suas convicções. Buscarei apoio e respeitarei as críticas".
Por causa da chuva, Dilma teve que desfilar em carro fechado | Foto: Divulgação
Dilma fala em erradicar a pobreza

Em seu primeiro discurso como presidenta do Brasil, Dilma revelou algumas diretrizes de seu governo, fez questão de reverenciar Lula e promoteu erradicar a miséria até o fim de seu governo. "Venho consolidar a obra transformadora do presidente Lula. A maior homenagem ao presidente Lula é ampliar as conquistas de seu governo. Sob sua liderança, o povo brasileiro fez a travessia para uma outra margem da nossa história. Minha missã é consolidar essa passagem e avançar no caminho de oportunidades", disse emocionada.

Ao falar sobre uma de suas principais bandeiras, Dilma foi taxativa: "A prioridade do meu governo será a erradicação da pobreza extrema. Uma expressiva mobilidade social ocorreu nos dois mandatos de Lula. Mas ainda há muita pobreza, não vou descansar enquanto houver brasileiros sem comida na mesa, crianças pobres abandonadas à própria sorte".

Em seguida, pediu união entre sociedade e poder público. "Peço com humildade o apoio da instituições públicas e privadas, de todos os partidos, de entidades empresariais e de trabalhadores, de todos os setores da sociedade".

Lula vai para São Paulo

Encerrada sua participação na cerimônia de posse, Luiz Inácio Lula da Silva se despediu dos presentes no evento em Brasília, neste sábado. O ex-presidente foi em direção à base área da cidade, de onde partiu para São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo.

Lula, juntamente com sua mulher, Marisa, foram recepcionados por dezenas de simpatizantes no local. Emocionado, o ex-presidente abraçou e tirou fotos com os presentes, enquanto seguranças tentavam afastá-los. Ao som do hino do time paulista de futebol Corinthians, pelo qual o petista torce, Lula embarcou em uma aeronave presidencial da Força Aérea Brasileira (FAB) de volta à cidade de São Bernardo do Campo, onde participará de evento que comemora seu retorno ao local considerado seu berço político.

Conheça todos os ministros de Dilma

Depois de eleita presidenta, no fim de outubro, Dilma demorou quase dois meses para anunciar os 37 nomes de seu ministério. No período, precisou lidar com disputas internas entre os partidos da base pelas pastas. A ela, coube saciar o apetite de legendas como PMDB, PSB e até do próprio PT por cargos. No fim, cumpriu a promessa de ter recorde de mulheres com status de ministas: são nove.

O primeiro desafio foi atender aos interesses do PMDB, que ficou com 6 ministérios. Um dos casos mais curiosos foi a nomeação do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, para o ministério da Saúde, anunciada pelo governador Sérgio Cabral. A escolha provocou insatisfação dentro do próprio PMDB e foi logo desmentida por Dilma, que nomeou Alexandre Padilha.
A nomeação de Fernando Bezerra Coelho e Leônidas Cristino, ambos do PSB, para a Integração Nacional e Secretaria dos Portos, respectivamente, também causou polêmica. O partido queria 3 pastas, mas ficou com duas. Bezerra Coelho na cota do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e Cristino, na cota dos irmãos cearenses Ciro e Cid Gomes. A bancada do PSB, porém, não emplacou nenhum nome.

Até o PT chegou a dar mostras de insatisfação, pois correntes do partido brigavam entre si por mais espaço no governo. Os petistas acabaram contemplados com 17 pastas. Entre os escolhidos, Lula também teve influência. Foram os casos, por exemplo, de Guido Mantega na Fazenda e Gilberto Carvalho na Secretaria-Geral.

Ao todo, três políticos que fizeram carreira no Rio ficaram com ministérios: Luiz Sérgio (Relações Institucionais), Moreira Franco (Secretaria de Assuntos Estratégicos) e Carlos Lupi (Trabalho). Izabella Teixeira (Meio Ambiente) não nasceu no Rio, mas é próxima ao deputado estadual Carlos Minc, e a paulista Ana de Hollanda (Cultura), irmã de Chico Buarque, teve o apoio da bancada do PT do Rio. Responsável pelas obras do PAC, o ministério das Cidades, porém, estava nas mãos do carioca Márcio Fortes e, com Dilma, vai ser comandado pelo baiano Mário Negromonte.

Da prisão para o Planalto

Dilma Rousseff é a primeira mulher a ser eleita para presidir o Brasil. Até então, apenas a Princesa Isabel governou o país em três ocasiões na década de 1870, antes, no entanto, da proclamação da República e de forma temporária.

A nova presidenta do Brasil, 63 anos, nasceu no dia 14 de dezembro de 1947 em Belo Horizonte, capital mineira. Oriunda de uma família de classe média, Dilma é filha de pai búlgaro e de mãe brasileira. É divorciada, tem uma filha, Paula, e, durante a campanha eleitoral, ganhou seu primeiro neto, Gabriel.

Em sua juventude, participou de grupos armados de resistência à Ditadura Militar em vigor no país. Em 1970, foi presa, torturada e condenada, tendo seus direitos políticos cassados por 10 anos. Em 1975, três anos após sair da cadeia, foi morar em Porto Alegre. Dois anos depois, Dilma se formou em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Em 1979, filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), fundado pelo ex-governador do Rio Leonel Brizola, após a anistia política aos opositores da ditadura. Foi a partir daí que Dilma começou a exercer cargos públicos. Em 15 anos, foi Secretária de Fazenda da Prefeitura de Porto Alegre, presidente da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul e Secretária Estadual de Energia, Minas e Comunicações. Em 2001, ela se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Com a eleição de Lula em 2002, Dilma se tornou ministra de Minas e Energia, cargo que ocupou até 2005. Neste ano, com o escândalo do mensalão, a nova presidente, que havia conquistado a confiança do presidente Lula com seu trabalho a frente da pasta energética, substituiu o então ministro José Dirceu, na Casa Civil. Foi neste cargo que Dilma ganhou visibilidade como braço direito de Lula e por ser uma das responsáveis pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Em 2009, quando já era cogitada a ser candidata à presidência, Dilma descobriu um linfoma do tipo B no sistema linfático. O câncer levou à então ministra a sessões de quimioterapia e a ter que usar perucas, por ficar sem cabelo devido ao tratamento. Muitos chegaram a cogitar que a doená atrapalharia o lançamento de sua candidatura à presidência.

No entanto, Dilma surpreendeu a todos e disputou uma das campanhas mais intensas desde 1989. Conhecida por seu perfil rigoroso, a presidenta eleita optou por valorizar sua sensibilidade, associadas às imagens de mãe e mulher.

Durante o governo de transição, Dilma voltou a mostrar a força de sua personalidade. Com pressões de diversos partidos, aliados e do próprio presidente Lula, Dilma soube conduzir a composição ministerial com personalidade e impor sua vontade na maior parte dos casos. É desta forma que Dilma Rousseff será a 40ª presidenta da história do Brasil.

Dilma teve apoio de 10 partidos

A chapa de Dilma foi composta por 10 partidos: PT, PMDB, PSB, PCdoB, PDT, PRB, PR, PTN, PSC, PTC. O Partido Progressista (PP) juntou-se ao grupo no segundo turno. Dilma contou ainda com o apoio de diversos governadores, com destaque para Sérgio Cabral Filho, do Rio; Tarso Genro, do Rio Grande do Sul; Jaques Wagner, da Bahia; Cid Gomes, do Ceará; e Eduardo Campos, de Pernambuco.

Seu vice é o deputado federal Michel Temer, de 70 anos. Ele é o atual presidente da Câmara dos Deputados e do PMDB, maior partido do país. Temer participou da base aliada tanto do governo Fernando Henrique Cardoso como do governo Lula. Foi indicado para compor a chapa com Dilma por ser considerado conciliador.

FONTE:
http://odia.terra.com.br/portal/brasil/html/2011/1/mulheres_se_destacam_na_posse_de_dilma_rousseff_134411.html

Nadal começa ano com troféu e vitória sobre Federer


TÊNIS INTERNACIONAL 2011

AFP
Após vencer dois tie breaks, Nadal começou 2011 com o pé direito
Rafael Nadal começou o ano de 2011 ganhando o seu primeiro troféu. O número um do mundo venceu Roger Federer na final do torneio-exibição de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Com parciais 7/6 (7-4) e 7/6 (7-3), o espanhol venceu o duelo com seu maior rival no circuito.
Com os dois melhores tenistas do mundo em quadra, a partida só poderia ser equilibrada. No entanto, erros de Federer e a potência de Nadal fizeram a diferença nos tie-breaks. No game decisivo do primeiro set, o suíço abriu 3-0, mas cedeu a virada ao espanhol.
Sem quebras de saque, o segundo set mais uma vez foi para o tie-break. Decisivo, Nadal abriu 4-1 e não deu chances para que Federer devolvesse o mini-break, conquistando assim o seu primeiro troféu em 2011. O terceiro lugar do torneio ficou com o sueco Robin Soderling, que venceu o tcheco Tomas Berdych em sets diretos, parciais 6/3 e 7/6 (7-3).
Visando ao Aberto da Austrália, Nadal e Federer voltam às quadras na próxima semana, quando disputarão o ATP 250 de Doha. Tetracampeão, o suíço vai a Melbourne defender o título do Grand Slam, enquanto Nadal, campeão em 2009, pretende repetir ao menos as semifinais do ano passado

FONTE:
http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2011/01/tenis/nadal-comeca-ano-com-trofeu-e-vitoria-sobre-federer.html

Botafogo - Retrospectiva 2010 - Joel Santana

Rio-2016 mostra sua cara e lança em Copacabana a logomarca dos Jogos

Processo de seleção envolveu 139 agências de publicidade de todo o país

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro

A menos de duas horas da chegada de 2011, o Rio de Janeiro deu um salto de quase seis anos rumo ao futuro. Diante da multidão reunida na praia de Copacabana para a virada do ano, as Olimpíadas Rio-2016 ganharam uma cara: a logomarca dos Jogos foi divulgada pelo Comitê Organizador. Confira a imagem que simboliza o maior evento da história do esporte brasileiro:
Logo Olimpíadas 2016 Rio 2016
- A marca é muito estética , inovadora e criativa. É possivel ver várias coisas nela: rio, montanha, sol, Copacabana. O que mais me impressiona é que é um desenho leve, que parece flutuar na água - elogiou Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional, que viajou ao Rio de Janeiro para o lançamento na noite do réveillon.
O lançamento teve início em Copacabana quando a cantora Daniela Mercury interrompeu seu show de Ano Novo para chamar ao palco dois atletas do salto em distância: a campeã olímpica Maurren Maggi e o jovem Caio Cezar Fernandes. Em seguida, três vídeos foram mostrado nos quatro telões instalados na praia: um sobre o dia em que o Rio foi escolhido como sede dos jogos; outro sobre Caio Cezar; e finalmente o que revelou a logomarca.
Olimpíadas 2016 Rio 2016Nuzman, Rogge e Paes (os três à esquerda) em
Copacabana (Foto: Ag. Estado)
Três bandeirões de 1.200 metros quadrados cada foram abertos sobre a multidão que estava na areia, mostrando a logo para o mundo inteiro.
Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador mal conseguia conter a euforia:
- É uma noite de alegria para todos nós e, desta vez, com 2 milhões de pessoas como testemunhas do logo olímpico de 2016. A equipe que trabalhou na marca merece os aplausos. Foi um segredo inacreditavelmete guardado a sete chaves por 400 pessoas. Não tenho dúvidas de que logo vai cair no gosto de todos - explicou.
Em nota oficial, o Comitê explicou o conceito da marca, que representa pessoas de mãos dadas num formato que lembra o Pão de Açúcar, cartão postal do Rio:
- Ela traduz com inspiração o espírito olímpico e seus atletas, o Rio e os cariocas, sua natureza, sentimentos e aspirações. Sabe que são as pessoas que tornam o Rio de Janeiro uma cidade única e fazem dos Jogos Olímpicos um acontecimento realmente grandioso. Por isso, é uma marca essencialmente humana - explicou, em nota oficial, o Comitê Organizador.
Confira as logomarcas de todas as edições das Olimpíadas, desde Atenas-1896
O processo de escolha durou nove meses, e 139 agências de publicidade se inscreveram – todas brasileiras. Uma comissão julgadora de 12 pessoas selecionou oito agências finalistas: quatro do Rio, duas de São Paulo e duas de Curitiba. A vencedora foi a carioca Tátil, com 20 anos de experiência no mercado e uma equipe de 105 funcionários.
Bandeira Olimpíadas 2016 Rio 2016O bandeirão anuncia a logomarca na praia de Copacabana (Foto: Divulgação / COB)
Fred Gelli, sócio-diretor de criação da Tátil, festejou a vitória.
- Uma marca que não tiver a capacidade de envolver uma experiência profunda e sensorial não chega ao coração das pessoas. O propósito representado nos aros olímpicos invadiu nossa equipe e foi o combustível para a gente chegar até aqui hoje. Esse é o sonho de qualquer designer porque é a marca mais reconhecida no mundo e vai ser vista por milhões de pessoas no planeta, da 5ª Avenida em Nova York até um vilarejo no Himalaia - afirmou Fred.
Os integrantes da comissão julgadora são Carlos Nuzman, Leonardo Gryner (Diretor Geral do Comitê Organizador), Beth Lula (Gerente de Marcas), Ricardo Cota (Subsecretário estadual de Comunicação Social), Marcela Muller (Coordenadora de Comunicação Social da Prefeitura), Jeanine Pires (Assistente do Ministério do Esporte), e os especialistas Michael Payne, Brad Copeland, Theodora Mantzaris, Scott Givens e Roberto Fernandez.
A imagem passou os últimos dias guardada em uma sala a portas fechadas. O acesso ao local era permitido a apenas 11 pessoas, que precisaram passar pela leitura da impressão digital. Quem podia entrar tinha de assinar um contrato de confidencialidade, e dentro da sala não era permitido o uso de internet ou aparelhos que registrem imagens. Tudo para guardar o segredo até o último momento.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2010/12/rio-2016-mostra-sua-cara-e-lanca-em-copacabana-logomarca-dos-jogos.html

Rafael Nadal bate Tomas Berdych e encara Federer na final em Abu Dhabi

TÊNIS INTERNACIONAL 2011
Espanhol faz sua terceira decisão seguida no torneio de exibição

Por GLOBOESPORTE.COM Abu Dhabi, Emirados Árabes

Nadal dá autógrafos após vitória em Abu DhabiNadal dá autógrafos depois da vitória em Abu Dhabi
(Foto: EFE)
Pelo terceiro ano consecutivo, Rafael Nadal irá decidir o World Tennis Championship, torneio exibição em Abu Dhabi. O primeiro colocado do ranking derrotou o tcheco Tomas Berdych (sexto do mundo), nesta sexta-feira, por 2 sets a 0, duplo 6/4. Neste sábado, o espanhol duela com o suíço Roger Federer pelo título da competição.
Esta é a terceira vez que o torneio é disputado. Na primeira edição, no início de 2009, Nadal ficou com o vice-campeonato, derrotado por Andy Murray na decisão. No ano seguinte, o espanhol bateu o sueco Robin Soderling na final para conquistar o título.
Nesta sexta-feira, o jogo vinha equilibrado até o nono game, quando Nadal quebrou o serviço adversário e depois sacou para fechar o set em 6/4. O espanhol voltou ainda melhor para o segundo set e quebrou o terceiro e o quinto games, abrindo 4/1. Berdych ainda devolveu uma quebra, mas não evitou a derrota.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2010/12/rafael-nadal-bate-tomas-berdych-e-encara-federer-na-final-em-abu-dhabi.html

RETROSPECTIVA 2010: tri polêmico no masculino e prata para as meninas

d
Equipe de Bernardinho mancha campanha do título com derrota para Bulgária, e seleção feminina bate na trave no Mundial, novamente diante das russas

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Um título mundial, seja qual for o esporte, é sempre motivo de orgulho. A seleção masculina brasileira de vôlei, no entanto, voltou ao país e precisou se explicar após a conquista do tricampeonato na Itália, em outubro. Acusada de entregar o jogo para a Bulgária, ainda na segunda fase, para pegar um caminho mais fácil na sequência, a equipe foi alvo de críticas, mesmo com o troféu e as medalhas na bagagem. Poupado, Murilo saiu inabalado como o melhor jogador do mundo e o maior atleta do Brasil em 2010.
vôlei Brasil pódioBrasileiros comemoram a conquista do título mundial na Itália (Foto: AFP)
Entre as mulheres, mesmo com os desfalques de Paula Pequeno e Mari, a seleção de José Roberto Guimarães chegou à final, mas um antigo algoz apareceu mais uma vez. Contra a Rússia na decisão, as meninas lutaram, mas ficaram novamente com o vice. A torcida, no entanto, viu o amadurecimento de Natália, grande revelação da equipe.
No vôlei de praia, Juliana e Larissa brilharam mais uma vez. A dupla roubou das americanas campeãs olímpicas Walsh e May o posto de parceria que mais venceu na história do Circuito Mundial, entre homens e mulheres: ganharam 36 medalhas de ouro. As brasileiras foram as melhores em sete das 12 etapas que disputaram e conquistaram o pentacampeonato do Circuito Mundial. No Brasil, levaram o tetra.
vôlei mundial brasil murilo república tcheca popelkaMurilo cresce para cima do rival (Foto: Reuters)
Quando o ano começou, Murilo já tinha sua importância. Durante a conquista do eneacampeonato da Liga Mundial, porém, o ponteiro cresceu e, em uma clara evolução, passou a ser a referência da sempre vencedora equipe de Bernardinho dentro de quadra. Comparado a Nalbert e confundido com o irmão, Gustavo, o jogador do Sesi foi eleito o melhor jogador de todas as competições que disputou nesta temporada com a camisa do Brasil e recebeu o título de melhor atleta do país.
Durante o Mundial, passou inabalado pela crise que assolou a seleção, após a derrota para a Bulgária, quando a equipe foi acusada de entregar o jogo. Mesmo depois de sofrer uma lesão no último set da final contra Cuba, permaneceu em quadra e ajudou a equipe a conquistar o título.
O próximo ano promete grandes desafios para o ponteiro. O jogador deve ajudar a seleção brasileira na campanha nos Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara, no México, além da Liga Mundial, da Copa América, no Brasil, e da Copa do Mundo, no Japão, torneio classificatório para as Olimpíadas de Londres-2012. Pelo Sesi, busca o título inédito da Superliga.
Difícil foi antes da final. A campanha recheada de dramas se arrastou ao longo de 15 dias com lesões, troca de farpas, derrota de propósito, chuva de críticas. Nada disso entrou em quadra no domingo. Quando a bola subiu na Arena de Roma em 10 de outubro, o Brasil fez a decisão contra os cubanos parecer um treino de luxo contra juvenis. Sem medo de mostrar quem manda no vôlei neste planeta. Agressivos, vibrantes e impiedosos, os comandados de Bernardinho transformaram a valente seleção de Cuba em pó. Com 3 sets a 0 (25/22, 25/14 e 25/22), derrubaram os caribenhos em apenas 1h14m, chegaram ao tricampeonato e esticaram sua dinastia em Mundiais. Desde 2002, ninguém tira o verde-amarelo do topo.
Acusado de perder para a Bulgária na segunda fase para escapar dos cubanos na terceira, o Brasil mostrou neste domingo que não precisava temer os rivais. Com mais uma atuação memorável de Leandro Vissotto, que também tinha sido o herói da semifinal contra a Itália, a seleção se impôs desde o início e não foi ameaçada em nenhum momento. Venceu como time grande que é.
Natália vôleiNatália: revelação (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
Sempre apontada mascote da seleção, a moleca Natália mostrou em 2010 que não se limita às brincadeiras. Primeiro, levou o Osasco à conquista da Superliga, em abril. Aos 21 anos, a ponteira cravou 29 pontos na decisão e acabou com uma supremacia de quatro anos do Rio de Janeiro na competição.
Mais tarde, no Mundial, a serviço da seleção, mostrou maturidade ao substituir com maestria duas das jogadoras mais importantes da equipe – Mari e Paula Pequeno, cortadas antes da competição por lesões. Embora o Brasil tenha caído mais uma vez diante da Rússia na final, saiu fortalecida após ótimas exibições.

Cercadas de favoritismo, as italianas mostraram pouco mais que beleza no Mundial do Japão. Lideradas pela musa Francesca Piccinini, as europeias foram mal em quadra e caíram antes das semifinais da competição diante de Cuba, em um duelo de 2h11m. A capitã lamentou.
- Não é certo, simplesmente não é certo. É uma pena a Itália estar fora das semifinais. Acreditávamos que íamos conseguir. Sair da quadra com a derrota e sem a classificação é muito triste. Não sei mais o que dizer, desculpa – disse Piccinini.
Francesca Piccinini na derrota da Itália para CubaFrancesca Piccinini lamenta na derrota da Itália para Cuba (Foto: FIVB)
Brasil comemoração vôlei taça Liga MundialBrasil comemora vitóra na Liga Mundial (Vipcomm)
Uma equipe com rostos novos, sem Serginho e com Giba no banco chegou a ser posta em dúvida pelos adversários. A certeza da força, no entanto, não demorou a chegar. Com a vitória sobre a Rússia por 3 sets a 1 (25/22, 25/22, 16/25 e 25/23), a bandeira verde-amarela subiu no alto do pódio da Liga Mundial pela nona vez e a seleção ultrapassou o número de títulos da Itália para entrar para a história como a maior campeã da competição.

 
5 4 35
Número de títulos mundiais que Juliana e Larissa têm no circuito Número de títulos do Florianópolis na Superliga Masculina (2005/06, 2007/08. 2008/09 e 2009/10) Número de pontos da russa Gomova na decisão do Mundial contra o brasil, no Japão
Cartaz de protesto no jogo do Brasil no Mundial de VôleiCartaz de protesto no jogo do Brasil contra Bulgária
no Mundial (Carol Oliveira / Globoesporte.com)
Poucas horas antes do jogo, Giba garantiu: “Vamos honrar o esporte”. Não foi nem de longe o que aconteceu neste sábado. Irritado com o regulamento do Mundial de vôlei, o Brasil entrou em quadra na cidade de Ancona sem Bruninho, gripado, sem Murilo, poupado, e sem disposição de vencer. Resultado: caiu diante da Bulgária por 3 a 0 (25/18, 25/20 e 25/20). Em segundo lugar no grupo N, conseguiu o que queria: um caminho teoricamente mais fácil para seguir adiante no Mundial de vôlei, rumo ao título. O preço da vantagem veio em forma de protesto. A torcida no ginásio Palarossini vaiou, gritou "vergonha" e chegou a virar as costas para a quadra. Um dia para o vôlei esquecer.
- É uma mancha negra na minha carreira. Sei que todo mundo aqui também não está contente com o que aconteceu. Mas o campeonato começa na segunda-feira - lamentou Giba ao deixar a quadra.
Na volta ao país, após o título, os jogadores negaram a entrega do jogo. Disseram terem jogado com o regulamento, assim como fizeram Rússia e EUA. Depois, em entrevista a uma revista brasileira, Bernardinho, no entanto, confirmou a mancha negra no currículo, embora com outras palavras.
vôlei bernardinho brasil mundial república tcheca Sempre elétrico à beira da quadra, nem as muletas, frutos de uma cirurgia, impediram o ritual de Bernardinho
No calor da conquista do título mundial, Mário Jr. soltou o que os outros jogadores procuraram negar. Confessou ter entregado o jogo para a Bulgária, mas foi repreendido pelos companheiros no caminho de volta para o Brasil. O depoimento, no entanto, já estava registrado.
- O momento mais difícil foi entregar o jogo contra a Bulgária. No começo, eu não consegui. Não sabia como fazer, nunca tinha feito isso na minha vida antes. A gente tinha esse objetivo mesmo, e foi superado. Antes de dormir, à noite, esquecemos e superamos. Jogamos de acordo com as regras do campeonato. No fim, deu Brasil por merecimento, o esforço do brasileiro no dia a dia. Ganhou o melhor – afirmou.
A cidade de Araçatuba passou a respirar vôlei e a farejar a possibilidade de títulos. Com duas equipes recheadas de estrelas, no masculino e no feminino, o Võlei Futuro promete complicar a vida dos rivais nas Superligas. Entre os homens, Ricardinho, Leandro Vissotto, Mário Jr. e Lucão são as referências. Pelas mulheres, Fabiana e Paula Pequeno, campeãs olímpicas em 2008, foram contratadas para guiarem a equipe.
jogadores do Vôlei Futuro comemoram vitória sobre o Pinheiros Equipe masculina do Vôlei Futuro comemora ponto: aposta para 2011 (Foto: Divulgação)

FONTE: