segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Timão se aproveita do tropeço do Flu e é o favorito


Briga pelo título fica mais acirrada e Cruzeiro ainda sonha; na metade de baixo, o Prudente já fo

A polêmica 36ª rodada deu novos contornos à disputa pelo título de campeão brasileiro de 2010. Pênaltis marcados a favor de Corinthians e Fluminense renderam a vitória e a liderança aos paulistas no confronto direto contra o Cruzeiro e o empate aos cariocas diante do Goiás.


O Timão tem 62% de chances de ser campeão brasileiro contra 26% do Tricolor carioca, vice-líder. Quem saiu perdendo na corrida pelo título, obviamente, foi o Cruzeiro. A três pontos do Alvinegro paulista, o clube celeste tem 12% de chances de vestir a faixa no fim da competição
Os dados são domatemático Tristão Garcia. Para ele, o empate do Fluminense garantiu a vantagem corintiana na briga:
– O que definiu a vantagem do Corinthians na disputa foi o tropeço do Fluminense diante do Goiás, no Engenhão. Caso o Tricolor Carioca tivesse vencido, estaria à frente na briga – afirmou.
A Taça Libertadores da América de 2011 já tem três vagas praticamente asseguradas - exatamente as dos três primeiros colocados. A única que permanece em aberto será definida, segundo Tristão, pelas partidas que o Grêmio disputa no Olímpico contra dois adversários diretos: Atlético-PR e Botafogo:
– A última vaga ainda não está definida, mas o Grêmio, que recebe Atlético-PR e Botafogo, depende das próprias forças para alcançá-la.


Prudente já na Série B
A fuga do rebaixamento também foi redefinida, e a degola já fez sua primeira vítima: o Grêmio Prudente teve a queda para a Segundona confirmada após o empate contra o Atlético-PR na Arena da Baixada.
Ainda na parte de baixo da tabela, de acordo com o matemático, o empate entre Guarani e Vitória foi desastroso para o Bugre, por ter jogado em casa e depender de vitórias como visitante para se manter na Série A, mas não para os baianos, que ainda têm dois jogos no Barradão.
Já o Atlético-MG, apesar de ter vencido o Flamengo num confronto direto, tem dois jogos longe de Minas Gerais. O Rubro-Negro Carioca, por sua vez, não está livre do descenso.
No entanto, o grande vitorioso da rodada foi o Avaí, que conseguiu três pontos importantes diante do Internacional no Beira-Rio e praticamente inverteu sua situação com a do Guarani. Os catarinenses terão duas partidas seguidas em casa e têm mais chances de se livrar da queda.

CONFIRA AS CHANCES DO SEU TIME NA SÉRIE A
Título
Corinthians - 62%
Fluminense - 26%
Cruzeiro - 12%

Libertadores
Corinthians, Fluminense e Cruzeiro - 99%
Atlético-PR - 37%
Botafogo - 45%
Grêmio - 20%
São Paulo - 1%
Santos e Internacional - Já estão

Rebaixamento
Grêmio Prudente - 100%
Goiás - 98%
Guarani - 80%
Avaí - 57%
Vitória - 20%
Atlético-MG - 21%
Atlético-GO e Flamengo - 12%

Preparado, Joel tranquiliza torcida alvinegra: "Está tudo sob controle"

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2010 - SÉRIE A

Técnico lembra que poderia estar no 'céu' com vitórias, mas alerta que algum rival vai ficar pelo caminho

Por André Casado Rio de Janeiro

Joel Santana durante coletiva do BotafogoJoel Santana crê em vaga na Taç Libertadores
(Foto: Agência Photocâmera)
Há menos de duas semanas, cerca de 400 torcedores enchiam a hoje acanhada arquibancada de General Severiano para apoiar o time em um treinamento que antecedia o jogo contra o Atlético-GO. Apesar da vitória no dia seguinte e da aproximação aos líderes, sabia-se que tropeços não era mais permitidos. E eles vieram em forma de só dois pontos em seis possíveis fora de casa, trazendo a monotonia e alguma descrença à sede, na última sexta-feira.
A complicação não assusta Joel Santana, focado na vaga para a Libertadores, ainda muito palpável.
- Se ganhássemos, estaríamos no céu. Mas nos preparamos para os empates também. Está tudo sob controle, o torcedor precisa estar ao nosso lado e não precisa se desesperar. Só que alguém aí vai ter de ficar pelo caminho - alertou o treinador, "secando" Grêmio, Atlético-PR e - por que não? - os que ocupam o topo: Fluminense, Corinthians e Cruzeiro.
De folga na quinta-feira, assistiu à derrota do Avaí para o Goiás, que custou a eliminação dos catarinenses da Copa Sul-Americana. E lamentou que o empenho diante do Botafogo tenha sido muito maior.
- Nesse jogo, eles entraram como saíram, não houve o mesmo foco. Contra nós, vocês viram, o Avaí foi um esforço sobrenatural até. É uma pena, mas eles também têm seus objetivos. Não adianta escolher, temos que ganhar os três jogos.
A vitória pessoal de recolocar o clube na Libertadores, fato que não ocorre desde 1996, não o atrai, assegura Joel.
- Meu currículo é um mar de rosas, já está pronto. Minha meta hoje é ficar bem vocês (imprensa), não ter problemas. Não quero dar uma de marrento aqui, pelo amor de Deus. Trabalho pelo prazer ainda, eu mesmo não preciso provar nada - colocou, com a simplicidade e bom humor costumeiros.

Bota perde para adversários no critério de desempate

Para o técnico Joel Santana, seria terrível perder vaga da Libertadores por ter menos vitórias que os rivais







  • O Botafogo viu as chances de classificação para a Libertadores diminuírem após os dois empates fora de casa contra Avaí e Ceará. Caso haja empate por pontos no final do campeonato, o Alvinegro deverá perder no número de vitórias já que acumula menos do que seus adversários.
O técnico Joel Santana disse que ficaria desapontado se perdesse a vaga na Libertadores em virtude do critério de desempates.
- Ficaria chateado sim. Já venho analisando a umas sete ou oito rodadas. Ainda mais porque, contra os dez primeiros, jogamos bem. Do 11º para trás, choramos para enfrentá-los, fomos mal, bobeamos, entregamos uns pontos bobos. Infelizmente foi isso - comentou.
O treinador voltou a rechaçar a possibilidade de título e mostrou-se esperançoso na classificação da equipe para competição mais importante da América do Sul.
- Título é muito difícil. Ainda há chances porque nenhum clube passou dos 65, que é a pontuação máxima que podemos alcançar. Mas não posso enganar o meu torcedor. Nossa campanha pode não ter sido espetacular, mas é muito boa. Temos honrado o clube. Seria um presente conquistar a vaga na Libertadores, até pelo sacrifício da direção, dos torcedores e dos jogadores - finalizou.

Atlético-PR vence jogo dramático e entra no G-4

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2010 - SÉRIE A


Paulo Baier garantiu a vitória do Furacão nos acréscimos










LANCEPRESS!
Publicada em 14/11/2010 às21:44 
O Atlético Paranaense entraou no G-4. O Grêmio Prudente, que esteve com um jogador a menos desde os 25 minutos do primeiro tempo, segurou o Furacão com sucesso. No entanto, aos 47 do segundo tempo, Paulo Baier garantiu os três pontos na vitória por 2 a 1. Com o resultado, o Rubro-Negro passou o Botafogo, ficando com 56 pontos. O Grêmio Prudente está matematicamente rebaixado.
Atletico PR x Gremio PP. (Foto: Felipe Gabriel)
Grêmio não aguentou a pressão paranaense (Crédito: Felipe Gabriel)
Empurrado pela torcida, que encheu a Arena da Baixada, o Furacão partiu para o ataque. O gol saiu apenas aos 20 minutos. João Vitor fez pênalti em Branquinho. Paulo Baier cobrou e marcou. Cinco minutos depois o atacante Wesley foi expulso por chutar um adversário.


Curiosamente, o Grêmio melhorou com a expulsão. Aos 31 minutos, João Vitor se redimiu e achou William por trás da defesa. O atacante teve tranquilidade para tocar no cantinho, na saída do goleiro João Carlos.


Dois minutos depois, um protagonista inesperado tomou conta do jogo. O árbitro Jair Félix sentiu o braço direito e teve que ser atendido fora de campo. Félix chegou a ir para o vestiário, parando a partida por cerca de 12 minutos. Quando o quarto  árbitro se preparava para entrar, surge o árbitro principal de volta sob vaias da torcida.
A segunda etapa foi uma partida de um time só. Os paranaenses "imobilizaram" o adversário, mas não transformaram o domínio em gols. O Grêmio ainda acertou um belíssimo chute na trave aos 38 minutos, levando o coração da torcida local à boca.
No apagar das luzes, aos 47, Paulo Baier quase desmorou a Arena, marcando de cabeça, e levando a torcida ao delírio.

FICHA TÉCNICA:
ATLÉTICO-PR 2 X 1 GRÊMIO PRUDENTE


Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data/Hora: 14/11 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Renato Cardoso da Conceição (MG)
Auxiliares: Jair Albano Félix (MG) e Flamarion Sócrates da Silva (MG)
Cartões amarelos: Guerrón e Bruno Mineiro(APR); Anderson e Bruno Ribeiro (GRP)
Cartões vermelhos: Wesley(25'/1ºT).


GOLS: Paulo Baier 20'/1T (1-0); William, 31'/2T (1-1); Paulo Baier, 47'/2ºT (2-1).


ATLÉTICO-PR: João Carlos, Wagner Diniz, Manoel, Rhodolfo e Márcio Azevedo(Heracles, 19/2ºT); Chico, Deivid(González, 55'/2ºT), Branquinho e Paulo Baier; Guerrón e Bruno Mineiro(Marcelo, 9'/2ºT). Técnico: Sérgio Soares.


GRÊMIO PRUDENTE: Sidney, Bruno Ribeiro, Anderson, Leonardo e Diego Giaretta; Anderson Pedra, João Vitor, Roberto e Renan(Rhayner, intervalo); Wesley e Willian(Juan, 29/2ºT). Técnico: Fábio Giuntini.











Flu empata com o Goiás em casa e Timão lidera absoluto

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2010 - SÉRIE A

Flu evita o pior, mas perde a liderança 

Rio - Tudo conspirava a favor. Um adversário fraco, Engenhão e torcida. Mas o Fluminense não jogou o suficiente neste domingo para vencer o péssimo Goiás, vice-lanterna do Brasileirão. Ficou no 1 a 1 e, como castigo, perdeu a liderança do campeonato para o Corinthians: a três rodadas do fim, um ponto separa os dois times.

O drama teve seu ponto alto aos 19 minutos, quando Carlinhos deu um passe, de bandeja, para Douglas. Foi só armar o contra-ataque com Jones, que cruzou da direita para o ex-tricolor Rafael Moura, de cabeça, marcar o gol do Goiás.

A boa marcação de Carlos Alberto sobre Conca freava o Fluminense, que, tímido no meio-campo, não fazia a bola chegar a Tartá e Fred. Mas o Goiás não ameaçava, valendo-se somente de uma boa marcação, sem grandes sustos para Ricardo Berna.
Para alívio da torcida tricolor, seu pedido seria atendido no segundo tempo: o técnico Muricy deu chance a Diguinho, no lugar de Tartá, e Deco, sem ritmo de jogo, foi substituído por Washington.

O Fluminense melhorou. A bola finalmente chegava mais à área, embora a pontaria de Fred não estivesse num bom dia. E Washington continuava o mesmo, engordando seu longo jejum de gols, sob a chuva que castigava o Engenhão.
Com Carlinhos, pela esquerda, o Fluminense não arrumava nada. Mas, pela direita, Mariano sempre conseguia algum bom cruzamento. Foi naquele lado que Ernando fez pênalti desnecessário em Rodriguinho, aos 37 minutos.

Conca bateu forte, quase no meio do gol de Harlei, que por pouco não alcançou a bola, aos 38 minutos. O gol de empate vinha em boa hora e ainda havia tempo para a reação. Faltou, porém, competência.

O Goiás ainda teve boa chance, aos 46 minutos. Felipe entrou na área, mas chutou por cima do gol, num dos muitos sintomas da falta de intimidade do vice-lanterna com a bola.

No apito final do árbitro, guardou-se a esperança de dias melhores para os jogos contra São Paulo, Palmeiras e Guarani. Já não basta vencer, mas também secar o novo líder, o Corinthians, com a força que o Tricolor não teve neste domingo.
foto materia principal
Fred ficou muito decepcionado com o resultado no Engenhão | foto: André Luiz Mello / Agência O Dia

Vettel contraria lógica vence em Abu Dhabi e é campeão da temporada

Após erros em 2010, Vettel é campeão sem nunca ter liderado a temporada

temporada de 2010 da Fórmula 1. "Azarão" na briga, uma vez que era o terceiro colocado na classificação até o início da prova, o piloto da Red Bull venceu o GP deste domingo nos Emirados Árabes Unidos e contou com uma série de resultados que lhe favoreceram - entre eles, o sétimo lugar de Fernando Alonso e a oitava posição do australiano Mark Webber, seu companheiro de equipe.

Pole position da corrida, Vettel terminou a temporada com 256 pontos, contra 252 de Alonso e 242 de Webber. Assim, o jovem alemão - que venceu três das quatro últimas corridas da temporada - superou as chances de seus dois principais rivais e ainda tomou de Lewis Hamilton o posto de campeão mais jovem da história da categoria: com 23 anos e 134 dias, ele é campeão com menos de 23 anos e 301 dias, idade que tinha Hamilton quando superou Felipe Massa na temporada de 2008.
Foto: EFE
Vettel contrariou o favoritismo e se sagrou campeão da Fórmula 1 | Foto: EFE
Logo na largada, Button forçou para cima de Alonso e tomou do espanhol a terceira posição. Mas ainda na primeira volta, a direção de prova já colocou o safety car na pista. Motivo: Michael Schumacher foi tocado por seu companheiro Nico Rosberg e rodou; Vitantonio Liuzzi, que vinha atrás, não conseguiu desviar sua Force India e praticamente escalou a Mercedes do heptacampeão. Corrida paralisada, e carro madrinha na pista por cinco voltas.

Na 12ª volta, Mark Webber foi o primeiro dos postulantes ao título a entrar nos boxes, trocando os pneus macios pelos compostos duros e voltando na 16ª colocação. Na 16ª, Alonso também fez sua troca e voltou pouco à frente do australiano da Red Bull - ambos fora da zona de pontos e despedindo-se do título. Na volta 24, o líder Vettel foi para os boxes, perdendo o primeiro lugar para Jenson Button.
Foto: EFE
O alemão Sebastian Vettel é o campeão da temporada 2010 de Fórmula 1 | Foto: EFE
Na briga para voltarem às primeiras posições, Webber e Alonso passaram a abusar no meio da classificação. Primeiro, o vice-líder da temporada, que já havia passado rente ao muro do circuito, escapou e perdeu tempo na volta 26; depois, na 29, era o espanhol da Ferrari quem perdia a trajetória, possibilitando a aproximação de seu principal adversário na briga pela modesta 11ª posição.

Quando Button parou, apenas na 40ª volta, Vettel finalmente reassumiu a ponta, com Alonso na oitava colocação. As posições ali já davam o título ao jovem alemão. Porém, ainda faltava a passagem de Robert Kubica pelos boxes.

Quando parou, na 47ª volta, Kubica deixou a segunda posição e caiu para a sexta, à frente de Alonso. O espanhol ainda conseguiu ganhar a posição do rival da Renault, mas terminou atrás do russo Vitaly Petrov e não conseguiu tirar o histórico título do piloto da Red Bull que ousou desafiar as ordens de equipe.