terça-feira, 5 de outubro de 2010

Bernardinho: 'Fomos uma equipe de altos e baixos'

Para técnico da Seleção, time oscilou durante jogo contra os tchecos

Bernardinho orienta jogadores brasileiros durante a partida
Bernardinho orienta jogadores brasileiros durante a partida (Crédito: Reuters)
LANCEPRESS!
Depois de estrear com vitória na terceira fase do Campeonato Mundial por 3 sets a 2 contra a República Tcheca, nesta segunda-feira, na Itália, o técnico da Seleção Brasileira masculina de vôlei fez sua avaliação da partida.
Para Bernardinho, sua equipe oscilou na partida, esbarrando na forte defesa da seleção europeia, que esteve bem em grande parte do jogo.
- Tivemos alguns bons momentos, mas fomos uma equipe de altos e baixos. Jogamos com uma equipe que defendeu muito, jogou solto. Quando a gente começou a tocar melhor a bola, conseguimos abrir uma vantagem no quarto set e no tie-break. A ansiedade era grande, por isso muitos erros. O jogo foi muito lá e cá, os erros davam a vantagem para a equipe ganhar os sets - explicou em entrevista ao Sportv.
O Brasil volta à quadra na próxima quarta-feira, às 16h, para enfrentar a Alemanha, pelo Grupo R do Mundial. Em caso de vitória, garante vaga na semifinal.
- Agora é recuperar. O Murilo voltou a sentir cãibras ali no final porque o jogo realmente exigiu. Agora vamos estudar muito a Alemanha.

Brasil sofre, mas vence tchecos no Mundial

CAMPEONATO MUNDIAL DE VOLEI MASCULINO 2010

Atuando com altos e baixos a seleção brasileira com dificuldades passou pela seleçao tcheca, e com uma simples vitória sobre a Alemanha amanhã, que deve ser bem mais fácil, passar para as semi-finais da competição.
Vejam aqui detalhes da partida na visão do O Lance:


Inconstante em quadra, Seleção quase se complica na partida

Jogadores brasileiros comemoram ponto na vitória sobre a República Tcheca
Jogadores brasileiros comemoram ponto na vitória sobre a República Tcheca (Crédito: Reuters)
Luiz Paulo Montes
Luiz Paulo Montes SÃO PAULO - SP

O feitiço quase virou contra o feiticeiro. O velho ditado popular se aplicaria perfeitamente à Seleção Brasileira masculina, nesta segunda-feira, se não fosse uma brilhante recuperação no quarto e quinto set.

Depois de facilitar o trabalho da Bulgária no sábado para cair em grupo teoricamente mais fácil, o Brasil quase se complicou. Vaiados desde antes da partida no Ginásio PalaLottomatica, em Roma, os brasileiros encontraram muitas dificuldades para vencerem a República Tcheca por 3 sets a 2 (25-20, 22-25, 23-25, 25-21 e 15-8).
O destaque, do Brasil e da partida, foi mais uma vez o ponta Murilo, autor de nada menos que 25 pontos.
Nesta terça-feira, a República Tcheca enfrenta a Alemanha, enquanto o Brasil descansa. Os tchecos precisam da vitória para ainda sonharem com uma possível classificação às semifinais, já que apenas o primeiro classificado do grupo avança.
O Brasil só retorna à quadra na quarta-feira, justamente contra a Alemanha. Em setembro, em três partidas amistosas realizadas, a Seleção perdeu dois dos confrontos para os alemães.

O JOGO
A Seleção começou a primeira parcial de maneira perigosa, alternando pontos com a equipe adversária, que forçava o saque. Em dois golpes de vista errados do líbero Mário Júnior, os tchecos conseguiram dois aces e chegaram ao primeiro tempo técnico com 8 a 6. Diferentemente do que fez durante toda a fatídica partida contra a Bulgária, Bernardinho esbravejou. E a bronca deu resultado. Mais acesos em quadra, os brasileiros reagiram e, com três bloqueios seguidos (Vissotto, Lucão e Dante), abriram 15 a 13 no placar. Após a segunda parada, o Brasil passou a forçar o saque e jogar no contra-ataque. Assim, fechou em 25-20 em uma pancada de Lucão pelo meio.
O segundo set começou idêntico ao primeiro. Os tchecos forçando o saque e dificultando o trabalho da Seleção na defesa. Mesmo assim, o levantador Bruninho conseguia se virar em quadra e deixava os atacantes em condições para virar as bolas. Em uma bola de segundo tempo do jogador, o Brasil empatou em 12 a 12. O ponto seguinte refletiu o equilíbrio da partida. Um rally que demorou quase um minuto, com excelentes defesas de ambos os lados, acabou em ponto do Brasil. Porém, falhas na defesa e erros bobos no ataque custaram o set aos brasileiros: 25 a 22.

A derrota no segundo set abalou a Seleção Brasileira. Na terceira parcial, os tchecos, empolgados, começaram controlando o jogo e chegaram à primeira parada com 8 a 6. Os erros brasileiros seguiram acontecendo, o que deixava os europeus cada vez mais empolgados dentro de quadra. Mas Bruninho brilhou. Com o placar adverso em 16 a 14, ele salvou uma bola quase perdida, colocando com classe para ataque de Rodrigão. O lance animou a Seleção Brasileira, que empatou em 18 a 18. A reação, no entanto, de nada adiantou. Vitória tcheca por 25 a 23.
O quarto set era decisivo para o Brasil. Com Théo no lugar de Leandro Vissotto, a equipe dava sinais de melhora, chegando ao primeiro tempo técnico à frente, algo que não acontecia desde o primeiro set: 8 a 6. E foi justamente o oposto reserva o responsável pela boa atuação do sexteto na parcial. Bem na defesa e no ataque, Théo anotou nove pontos, ajudou o Brasil a se manter na frente durante toda a parcial, vencer por 25 a 21 em um bloquei triplo e conduzir a partida para o tie-break.
No quinto e decisivo set, o Brasil tentou imprimir o ritmo de uma equipe atual campeã da Liga Mundial. Mas os tchecos mostravam que não venderiam facilmente o resultado. Mas, a pressão falou mais alto. Com uma bola na antena dos europeus e um bloqueio de Lucão, a Seleção abriu 5 a 2 no placar e encaminhou a vitória. A partir daí, as duas equipes trocaram pontos, mas o bloqueio brazuca brilhou, marcou quatro pontos e ajudou a fechar o set, e o jogo, em 15-8.