sábado, 25 de setembro de 2010

BRASIL ESTREIA COM VITORIA NO MUNDIAL MASCULINO DE VOLEI

Brasil dribla más notícias, ‘se livra’ da Tunísia e abre o Mundial com vitória

Em busca do 3º título da competição o Brasil fez sua estreia neste sábado em Verona/Itália  confirmando seu favoritismo abatendo a fraca seleção da Tunísia por 3 sets a 0, em jogo válido pelo Grupo B do Mundial.
Vejam como foi a partida na visão do Globo.com:

Marlon é vetado antes da partida e Vissotto sai machucado, mas Bernardinho, de muletas, vê a equipe bater o frágil adversário na estreia do torneio na Itália

O técnico estava de muletas. O levantador foi vetado antes da partida. O mais alto do elenco saiu machucado no início do segundo set. A seleção brasileira não via a hora de “se livrar”, o quanto antes, da estreia no Mundial da Itália. Em três sets, caso resolvido. Com Bruninho de volta ao posto de titular e variando bem as jogadas diante de uma frágil Tunísia, a missão ficou bem mais tranquila. A vitória por 3 sets a 0 (parciais de 25/14, 25/21 e 25/14) traz uma bem-vinda dose de alívio no início da campanha pelo tricampeonato.


Os brasileiros comemoram a vitória sobre a Tunísia na partida deste sábado no Mundia (Foto: FIVB)

No outro jogo de sábado no grupo B, Espanha e Cuba se enfrentam às 16h. O Brasil volta à quadra neste domingo, também às 16h, para enfrentar os espanhóis na segunda rodada. O SporTV transmite ao vivo. As três primeiras seleções de cada chave avançam à segunda fase.

À beira da quadra, Bernardinho não conseguia pular de um lado para o outro como de hábito. As muletas ainda são frutos da cirurgua no pé esquerdo. A preocupação dele aumentou horas antes da partida, quando o levantador Marlon foi vetado com uma possível doença intestinal. Coube a Bruninho, que tinha perdido o posto de titular na Liga Mundial, retomar a responsabilidade como único jogador da posição no elenco. O oposto Leandro Vissotto, de 2,12m, ainda saiu com uma lesão no pé direito no segundo set, quando a Tunísia conseguiu equilibrar as ações. O restante foi em ritmo de treino.

- É só a primeira partida, o primeiro passo de uma longa jornada. Depois da Liga Mundial, eu sempre mantive a motivação de treinar e sabia que poderia fazer mais. Senti a ausência do Marlon, porque só tinha eu de levantador, mas vamos torcer pela saúde dele para estar logo de volta com o time - afirmou Bruninho em entrevista ao SporTV após o jogo.



Durante o aquecimento, a chateação pelo problema de Marlon era visível nos rostos dos jogadores. Quando o jogo começou, no entanto, a frustração deu lugar à confiança. Bruninho variou bem as jogadas e, com facilidade, logo deu ao Brasil cinco pontos de vantagem no marcador. O ponteiro Murilo, bem desde o início, emplacou um ace que levou ao primeiro tempo técnico obrigatório.

Vissotto se apresentava bem na saída de rede, enquanto o capitão Giba usava da sua experiência para virar as bolas. Um erro de saque da Tunísia forçou a segunda parada: 16/9. No retorno, a diferença no placar aumentou, com dois bloqueios seguidos de Lucão. Quando o Brasil tinha 18/13, o técnico Mkaouar pediu tempo. Mas de nada adiantou. Na oportunidade seguinte, a seleção brasileira voltou a pontuar.

Sentado no banco, com as muletas apoiadas ao seu lado, Bernardinho cantava o jogo para os seus comandados. Quando Bruninho foi para o saque, o placar apontava 19/13. O técnico-pai avisou onde queria a bola: “Bruno, no lado de cá”. Missão dada, missão cumprida. O levantador permaneceu no saque até 24/13. E foi com um ataque de Rodrigão no meio de rede que o Brasil fechou o primeiro set em 25/14.



O Brasil saiu na frente na segunda parcial, mas levou um susto quando tinha 4/3 a seu favor. Após atacar uma bola, Vissotto sentiu o tornozelo esquerdo. Ainda tentou continuar em quadra, mas não conseguiu. Mancando, deu lugar a Theo, que entrou quente na partida. Virou na primeira oportunidade que Bruninho lhe deu.
A Tunísia passou a dificultar a vida dos brasileiros com as pancadas de Kaabi. Sentindo o bom momento, o levantador Mohamed forçou o jogo no seu oposto. O saque brasileiro, por sua vez, já não era tão eficiente. Assim, os tinusianos foram apertando no placar. A diferença de apenas um ponto permaneceu até a casa dos 20, quando Murilo marcou dois seguidos, e Theo, com um bloqueio, fechou em 25/21.

Giba e Rodrigão deram lugar a Dante e Sidão no terceiro set, que pareceu uma repetição do primeiro. O Brasil abriu vantagem com facilidade, com Bruninho usando bem seus atacantes, principalmente Murilo e Theo. Recém-recuperado de uma contratura nas costas, Dante foi referência nas bolas de fundo, dando à seleção o ponto que a levou para o primeiro tempo técnico obrigatório.
No retorno, a diferença no placar só fez aumentar. A Tunísia não oferecia resistência, e o Brasil virava as bolas com tranquilidade. Na segunda parada, brasileiros já sorriam. Giba trocou algumas palavras com Dante, enquanto Bernardinho chamou João Paulo Tavares, que substituiu Theo na volta à quadra. Quando o marcador apontava 18/10, Murilo deu lugar a João Paulo Bravo. Em ritmo de treino, era o fim da estreia. Com boa dose de alívio.