domingo, 9 de setembro de 2007

VARANDÃO DA SAUDADE - CONTINUAÇÃO

HISTÓRIAS DO FUTEBOL

Caro Paulo Trajano
Somente hoje estou respondendo seu comentário. Você se lembrou muito bem de vários ídolos do nosso futebol mineiro que eu tive a satisfação de ver jogar.
No nosso América Campeão de 1948, ano em que o Botafogo foi tsmbém Campeão em cima do Vasco da Gama, vencendo por 3 a 1 em São Januário, como eu dizia, no América, tinha um jogador Argentino de grande estatura de nome Valsechi (não me lembro se é assim que se escreve seu nome), um goleador nato, centro avante que deu muita alegria a todos americanos com seus belos gols.
Com referência a 1957, este foi o ano que cheguei ao Rio de Janeiro, ou melhor, a Nova Iguaçú no dia 13 de Junho, um domingo, dia de Sâo Sebastião, transferido da Agencia do ex- Banco de Minas Gerais, de Lavras/MG, para trabalhar na promissôra cidade do hoje, Grande Rio.
A partida decisiva que você mencionou, entre Botafogo e Fluminense foi memorável naquele domingo de Dezembro.
Fui ao Maracanã de carona em uma Kombi com um amigo torcedor do Fluminense, chamado Martins, que era alto funcionário de uma firma ligada ao grupo BMG.
Chegando ao Maracanã nos separamos, indo cada um para sua torcida. Eu me alojei na torcida do Botafogo, do lado direito da Tribuna de Honra, torcida esta comandada por Tarzan, um autentico Lider.
Foi uma decisão memorável para os Botafoguenses, e o FOGÃO goleou o Fluminense por 6 a 2, com 5 gols marcados por Paulo Valentin, e o outro por Garrincha que teve uma exibição de gala, levando ao delírio seus torcedôres.
Naquele ano uma Imobiliária de nome CIBRASIL estava premiando o artilheiro do Campeonato Carioca com um Apartamento, e as chaves do mesmo já estavam praticamente em poder do avante DIDA do Flamengo que comandava a artilharia.
Com os 5 gols marcados no clássico, Paulinho Valentín ultrapassou o avante rubro´negro, abocanhando o cobiçado apartamento.
Após o jogo não localizei meu amigo e o veículo no Estacionamento do Estádio, até entendo , pois deve ter saido n 5º gol do Botafogo.
Eu era possuidor de um Rádio portátil de pilha maior que um tijolo, da marca PHILCO que sempre me acompanhava aos jogos.
Como não encontrei meu amigo, fui a pé, do Maracanã a Central do Brasil, pegar o trem para Nova Iguaçú, na maior alegria ouvindo a reprodução dos gols do Botafogo na partida, em que seus torcedores se vingaram da derrota do 1º turno em que o Flu venceu por 1 a 0, com o nosso DIDI perdendo um penalti e a oportunidade de evitar a derrota.
Só quem conhece o Rio de Janeiro pode calcular a distancia que percorri, mas que valeu a pena.
Respondendo seu e-mail, vou aproveitar para postar mais uma história do Futebol. Excluir