quarta-feira, 16 de maio de 2007

HISTÓRIAS DO FUTEBOL


A ENCICLOPÉDIA DO FUTEBOL

Hoje se comemora o aniversário de 82 anos do eterno ídolo Botafoguense Nilton Santos.
Chegando ao Botafôgo na década de 1940 foi um jogador exemplar. Disputou pelo clube da Estrela Solitária 718 jogos, e 85 pela Seleção Brasileira em que foi bi-campeão Mundial únicas camisas vestidas por este incomparável atleta.
Chegando ao Botafôgo em 1948 queria ser atacante, sendo convencido pelo então Presidente Carlito Rocha, que devería ser defensor, se consagrando numa das maiores glórias da história do Clube e da seleção brasileira, cognominado a ENCICLOPÉDIA DO FUTEBOL BRASILEIRO.
Quando Garrincha chegou para fazer testes no início da década de 1950 no clube de General Severiano, levado por Arati, na época lateral direito da equipe, depois de haver passado por Vasco da Gama e Flamengo, em seu primeiro treino, o nosso Nilton depois de levar um "baile"do homem das pernas tortas se dirigiu a Diretoria exigindo sua contratação, dizendo que não queria tê-lo como adversário em qualquer outra agremiação.
Mais tarde se tornou o maior amigo, conselheiro e compadre deste fenómeno chamado Manuel Francisco dos Santos, o nosso Garrincha.
Nilton Santos sempre assinou seus contratos em branco com o Botafôgo, e dizia que fazia isto porque era mais do que recompensado, ao ser pago para fazer a melhor coisa de que gostava na vida que era jogar futebol.

Sendo um dos poucos jogadores na História do futebol, jogando sempre com alegria, honrando a camisa do Clube do seu coração, Nilton Santos até hoje acompanha a trajetória do Botafôgo se constituindo peça fundamental com seu incentivo e num exemplo de vida para todos.

NESTA QUARTA FEIRA INÍCIO DE DECISÕES NO FUTEBOL BRASILEIRO


COPAS DA LIBERTADORES DA AMÉRICA E DO BRASIL DE 2007

Tem início nesta 4ª feira importantes decisões nas quartas de final da Copa Libertadores da América, e nas semi finais da Copa do Brasil.
Na primeira, Santos e Grémio de Porto Alegre jogarão no México e Uruguai, contra o América e Defensores locais respectivamente, tendo tudo para conseguir resultados muito satisfatórios para assegurar suas passagens para as semi finais, nas partidas de volta no Brasil.
Na segunda, a Copa do Brasil, Fluminense e Botafôgo iniciarão a disputa contra os azarões Brasiliense e Figueirense, quem fará a final, cujo vencedor assegura sua participação na Copa Libertadores da América de 2008.

A mídia carioca como era de se esperar, torce desbragadamente para que a final seja entre Botafôgo e Fluminense, reeditando a final de 2006, decidida por Flamengo e Vasco da Gama, e obviamente o título ficando na Cidade Maravilhosa.